Pular para o conteúdo principal

Resenha: "Um amor pra Recordar"

Título Original: "A Walk to Remember"
Editora: Novo Conceito
184 páginas 
Escritor: Nicholas Sparks 

Um amor pra recordar, publicado originalmente nos Estados Unidos em 1999, narra a história de Landon Carter, um garoto de 17 anos meio rebelde, proveniente de família rica, que teve o auge de sua adolescência vivido na década de 50. 
O assunto principal abordado por Nicholas Sparks apesar de aparentemente parecer ser uma história de amor adolescente, é na verdade um dilema sobre o que a fé pode realizar na vida de uma pessoa, e os desafios que alguém em plena adolescência enfrenta quando decide viver uma vida guiada por Deus, mudando o típico cenário que se espera ver no ultimo ano escolar. 
Landon, é um jovem meio popular, que não se importa se suas atitudes são boas ou ruins, tudo isso pra parecer descolado, um garoto bom, mas que escolheu amigos não tão bons assim. A perspectiva da história de Landon muda a partir do momento que ele entra no grupo de Teatro da escola pra ajudá-lo entrar na faculdade. Ele se aproxima involuntariamente de Jamie, filha do reverendo da igreja Batista da cidade, uma moça com o coração puro, que ajuda as pessoas sem se importar se receberá algo em troca. Jamie acredita que os planos que Deus tem por todos nós é mais importante do que qualquer outra coisa no mundo. Aos poucos Landon e Jamie se tornam amigos e passam a maior parte do tempo juntos, mesmo que Landon tente esconder sua amizade com Jamie pois ela era do tipo de pessoa que seus amigos faziam piada pelas costas. A forma como se apaixonam, os obstáculos que enfrentam pra ficar juntos e alguns fatos no decorrer da história, são com toda certeza um diferencial neste livro. A narrativa simples e objetiva, faz com que a leitura  flua com bastante facilidade e mesmo assim não deixa de ser fascinante.
Logo a história não é apenas sobre um casal adolescente, e sim uma verdadeira lição de amor ao próximo. 
O interessante neste livro é o fato de ser inteiramente narrado sob o ponto de vista de Landon, então é possível acompanhar seu amadurecimento com o passar do tempo, as mudanças em seu modo de agir e pensar. 
A história é simples, sem floreios, mas vívida, mostra que o amor tem importância sim, e que deve ser recordado para sempre.



Quotes: "Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos. Esta é a minha história- e prometo contar tudo. No início você vai sorrir, e depois você vai chorar - não diga que não avisei."

"As vezes me pergunto porque as pessoas boas se vão cedo demais, deve ser porque Deus as quer por mais tempo ao seu lado!" 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lenda antiga

  Tem uma lenda bem antiga,  que diz que as melhores histórias  nunca serão contadas.     E os motivos podem ser os mais variados.   Talvez porque ninguém seria capaz de compreendê-las, ou só porque surgiram   no tempo e espaço errado.   Algumas histórias ficarão guardadas pra    sempre. Sem serem vividas, sentidas ou                    explicadas.   Ou talvez elas fiquem esperando o melhor  momento, a melhor hora,  mesmo que não seja agora.    Talvez hoje ou talvez daqui há mil vidas.  Quanta baboseira né? Mas você acredita?

É assim que acaba - Colleen Hoover

(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?  Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.   É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.  Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum mo...

Por você eu faria mil vezes

Livro: O caçador de Pipas Escritor: Khaled Hosseini Páginas: 350 Editora: Globolivros Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo. O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai. Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão. Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de camp...