Pular para o conteúdo principal

Se eu Ficar , Gayle Forman

  

   Á espera da vingança
Agora estou indo embora
A qualquer hora posso partir
Acho que você vai perceber 
Acho que você vai se perguntar o que deu errado.
Não estou escolhendo
Só estou fugindo da luta,
E isso foi decidido a muito tempo
Desde ontem a noite.

Mia Hall acreditava que a decisão mais difícil que enfrentaria em sua vida seria escolher entre seguir seus sonhos na escola de música Julliard, ou seguir um caminho diferente com seu namorado Adam. 
 Mas tudo muda numa manhã de fevereiro quando Mia sai para um passeio de carro com sua família, e então todas as escolhas de perderam, menos uma: viver ou morrer.
A última coisa que Mia se lembra é a música. Ela vê seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais, mas não sente nada e tudo o que pode fazer é observar a luta dos médicos pra salvar a sua vida, enquanto seus amigos e familiares enfrentam uma dura realidade na sala de estar do hospital.
Durante essa experiência sobrenatural que Mia está passando observamos relatos de seu passado, e a vemos assimilar aos poucos tudo o que aconteceu nas últimas horas. De repente Mia virou a garota órfã que perdeu toda família em um trágico acidente e ela precisa escolher se vai desistir de viver ou seguir em frente. 
O livro se divide entre o presente e o passado desta jovem que está a beira do precipício, vivendo um grande dilema e sua decisão, seja qual for irá provocar ainda mais dor.

A trama desta história é rápida e fácil de ler e apesar de aparentar abordar somente  a tragédia em torno de Mia, vemos através de suas lembranças conflitos de uma jovem adulta, que tem medo de não ser aceita, de não se encaixar em sua família e de estar se distanciando do amor de sua vida.
Apesar de tudo Mia é apaixonada por sua família, seu irmão Teddy, seus avós , por Adam e sua melhor amiga Kim, e essa ligação forte que ela tem com todas as pessoas que ama tornam a narrativa ainda mais dramática e um certo ponto bastante emotiva, pois sentimos o peso da decisão que ela precisa tomar.
Nesta delicada situação, Mia reflete não apenas sobre a vida e a morte, mas sobre o que viria depois disso: será que ela reencontraria seus pais e seu irmãozinho Teddy? 
 Se eu ficar trás através de uma trama comovente, e uma escrita clara e sensível questões muito profundas sobre o sentido da vida e a existência pessoal. A simplicidade desta história carrega nas entrelinhas as mais intensas mensagens sobre escolhas, família, amor e valorizar a vida mesmo nos momentos mais difíceis. 
Ficha técnica: 
Se eu ficar 
Editora: Novo Conceito
Autora: Gayle Forman
Páginas: 224
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lenda antiga

  Tem uma lenda bem antiga,  que diz que as melhores histórias  nunca serão contadas.     E os motivos podem ser os mais variados.   Talvez porque ninguém seria capaz de compreendê-las, ou só porque surgiram   no tempo e espaço errado.   Algumas histórias ficarão guardadas pra    sempre. Sem serem vividas, sentidas ou                    explicadas.   Ou talvez elas fiquem esperando o melhor  momento, a melhor hora,  mesmo que não seja agora.    Talvez hoje ou talvez daqui há mil vidas.  Quanta baboseira né? Mas você acredita?

É assim que acaba - Colleen Hoover

(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?  Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.   É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.  Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum mo...

Por você eu faria mil vezes

Livro: O caçador de Pipas Escritor: Khaled Hosseini Páginas: 350 Editora: Globolivros Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo. O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai. Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão. Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de camp...