(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?
Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.
É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.
Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum momento da vida nós sofremos algum tipo de abuso ou violência. E a Colleen, espelhando-se na experiência de sua própria mãe nos escreveu esse relato corajoso e necessário. Quando vemos uma notícia que uma mulher sofreu qualquer tipo de violência quase sempre vemos também a sociedade culpando ou julgando a vítima. Não faltam pessoas pra dizer: comigo seria diferente. Porém as coisas não são tão simples quanto parecem e está trama nos faz enxergar esses dilemas sob um novo prisma.
Este livro fala sobre ciclos e que eles existem porque no fim de tudo é doloroso acabar com eles. Interromper um padrão familiar é algo que requer uma quantidade astronômica de sofrimento e coragem. As vezes parece mais fácil simplesmente continuar nos mesmos ciclos em vez de enfrentar o medo de saltar e talvez não fazer uma boa aterrissagem.
No final das contas você vai ler sobre uma mãe que apanha em silêncio , um marido abusivo, um primeiro amor, uma jovem sonhadora e cheia de cicatrizes, uma paixão avassaladora e recomeços.
Um conselho: continue a nadar...
É assim que acaba
autor: Colleen Hoover
Editora: Galera 12° edição
366 páginas
Comentários
Postar um comentário