Um certo dia, fazendo uma reflexão sobre uma leitura, me peguei pensando em um hábito muito comum de minha parte, que falava sobre que nem sempre precisamos estar certos, as vezes é válido ser gentil para manter a nossa paz de espírito. Não me recordo exatamente em qual livro eu li mas essa frase falou e fala muito comigo, principalmente porque um dos defeitos que mais julgo ter que trabalhar é a necessidade de estar sempre certa.
Algo que sempre gera a intolerância nas pessoas com certeza é a auto-afirmação, a necessidade que temos de fazer valer nossas idéias, nossos pensamentos e modo de vida e tão pouco paramos para analisar que quase nada nesta vida é uma realidade absoluta e ser tolerante e saber respeitar o próximo é primordial para mantermos a paz.
Não somente a paz com nossa comunidade, familiares e amigos, mas já sabemos que a necessidade de aceitar e tolerar o que é diferente de nós, seja a religião, a orientação sexual ou a opinião política, tem gerado há séculos guerras e conflitos onde muitas vidas foram perdidas.
Devemos ser tolerantes para viver em paz, quando nos permitimos aceitar as diferenças e não querer moldar as pessoas sob nossos princípios e pré-conceitos, entendemos o significado da grandeza, compaixão e sororidade.
Tolerar não significa abrir mão de nossos ideais, nossos valores e opinião própria, significa apenas deixar orgulho e ego de lado para viver em harmonia. Um homem tolerante não sente a necessidade de se vingar por assuntos banais e modificar o pensamento das pessoas.
Devemos sempre dar bons exemplos de caráter, respeito e lealdade mas não podemos deturbar os paradigmas para justificar nossas más ações.
Temos de ter consciência de que as pessoas sempre serão diferentes de nós e são nossas diferenças que constroem o mundo em que vivemos.
Cada pessoa tem algo a oferecer, seja uma opinião, um dom, um trabalho que ninguém mais é capaz de fazer igual. Cada ser se conecta com seu interior de forma diferente, de religiões e pensamentos distintos e devemos respeitar.
Pois o julgamento feito sob o princípio de simplesmente pensarmos diferente não é válido e correto.
As pessoas sábias entendem antes de todos que para estar sempre em evolução devemos estar em aprendizado constante, o que gera mais aprendizado em nossas vidas do que conviver com pessoas diferentes de nós? Que apresentam idéias e ações diferentes? Ser sábio é saber tolerar.
Inaiara Vicentini
Comentários
Postar um comentário