Pular para o conteúdo principal

Dica de organização e cuidado com os livros

Dicas: organização e cuidado com os livros

Organização –

Existem muitas maneiras de organizar livros e cada pessoa deve descobrir a forma que mais lhe agrada. No meu caso, eu uso os critérios abaixo para organizá-los.

Acomodo minhas obras, em sua grande maioria, em pé, pois ganho mais espaço no modelo de estante que tenho, ainda que o aconselhável seja guardá-los na vertical. Para mantê-los em pé, use bibliocantos.
Acho lindo a disposição de livros por cores, mas prefiro agrupar os meus na seguinte ordem: editora, autor e ano da publicação ou número do volume. Confesso que tenho também uma certa neura em casar o tamanho deles para que fiquem bem enfileirados. Separo-os também em literatura estrangeira, brasileira, juvenil e infanto-juvenil, infantil e autoajuda.

Cuidados com os livros: conservação e limpeza –

Dê preferência a cômodos frescos e arejados para montar sua biblioteca.

Evite plantas próximas às estantes/prateleiras por causa de pragas que podem migrar.

Prefira estantes de aço, já que as de madeira estão sujeitas a brocas e cupins que podem atacar os livros.


As estantes devem ser abertas e ficar em local seco, sem receber diretamente a luz do sol, que pode descorar e danificar o papel. Deve-se também estar a uma distância de uns 20 cm em relação ao teto, ao chão e à parede, evitando assim danos em caso de acidente elétrico ou alagamento.

Limpe as prateleiras das mais altas para as mais baixas, podendo passar um pano umedecido em álcool nelas. Caso use pano umedecido com água, espere a superfície estar bem seca antes de voltar com os livros para o lugar.

Quanto à limpeza dos livros, usar pano seco para a capa e pincel para a folhas. Aspirador de pó também pode ser usado.


Não utilize produtos químicos nem panos umedecidos com água para limpá-los.

Para manchas de mofo, passe uma borracha branca, com cuidado, para removê-las

Não encape livros com plástico, pois impede a oxigenação do papel.

Na hora de se deliciar com uma boa leitura, não manuseie o livro com as mãos sujas ou molhadas nem coma ou beba próximo a ele.

Use marca-páginas em vez de fazer orelhas para guardar onde parou a leitura.

  1. E se alguma página se rasgar, nada de fita adesiva para reparar o dano. Se precisar, use um pedaço pequeno de papel de seda com cola de bastão para consertá-la.

E uma última dica sobre a limpeza que vale a pena para nós, principalmente quem é alérgico: antes de iniciá-la, coloque máscara, luvas e óculos para se proteger da poeira que pode conter esporos de fungos, gases poluentes, partículas metálicas, fuligem etc que são nocivos à nossa saúde. Todo cuidado é pouco, mesmo quando estamos tratando dessas coisinhas lindas que são os nossos livros.

Se tiverem outras dicas para dividirem com a gente, compartilhem nos comentários. Um grande abraço!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lenda antiga

  Tem uma lenda bem antiga,  que diz que as melhores histórias  nunca serão contadas.     E os motivos podem ser os mais variados.   Talvez porque ninguém seria capaz de compreendê-las, ou só porque surgiram   no tempo e espaço errado.   Algumas histórias ficarão guardadas pra    sempre. Sem serem vividas, sentidas ou                    explicadas.   Ou talvez elas fiquem esperando o melhor  momento, a melhor hora,  mesmo que não seja agora.    Talvez hoje ou talvez daqui há mil vidas.  Quanta baboseira né? Mas você acredita?

É assim que acaba - Colleen Hoover

(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?  Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.   É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.  Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum mo...

Por você eu faria mil vezes

Livro: O caçador de Pipas Escritor: Khaled Hosseini Páginas: 350 Editora: Globolivros Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo. O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai. Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão. Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de camp...