Pular para o conteúdo principal

A pequena sereia & o Reino de ilusões

🛑 Resenha literária 🛑
"A pequena sereia & o reino das ilusões"
Louise O'neill
Editora: Darkside
O livro: 
"Gaia" esse nome foi lhe dado por sua mãe, mas a pequena sereia não teria autorização para ser chamada assim, pois é um nome proibido, que significa provinda da terra.
Muirgen, é assim que todos a chamam. Ela vive na mais alta nobreza dos oceanos, filha do rei dos mares, a pequena sereia, rodeada de riqueza teria uma vida perfeita, mas não em sua visão. A vida no fundo do mar não é nenhum conto de fadas. As sereias só precisam ser bonitas, não possuindo nenhuma outra função além dessa. É uma vida de opressão e silenciamento constante. Gaia sente que há muito mais no mundo para se ver e viver do que ser apenas uma bela sereia.
Vivendo sob restrições severas, a única vontade própria permitida as sereias é a subida à superfície quando elas completam quinze anos. Miurgen está prestes a realizar esse sonho. Ela é a sexta filha do rei dos mares, a mais bela dentre elas, portanto já está prometida a casamento a Zale, que a propósito, tem idade pra ser seu pai. E antes que seu maior pesadelo possa se realizar, ela quer conhecer a superfície e entender o que fez sua mãe se apaixonar tanto por algo que a levou a morte.

Quando por fim Miurgen conhece o lado de cima do mar, ela acaba avistando um garoto (Oliver) em um naufrágio e salvando-o. Essa atitude leva Miurgen a se apaixonar e pensar na sua própria felicidade. Assim, ela acaba arriscando sua vida e procurando a bruxa do mar para realizar sua vontade. Mas, até onde ela está disposta a ir por algo que ela acabou de conhecer?
A autora seguiu basicamente toda a estrutura do conto de Andersen, porém coloca reflexões que nunca foram feitas.
Existem tantas discussões e subtextos feitas neste livro que não dá pra elencar todas em um único post.
São discussões sobre racismo e misoginia, estupro e silenciamento, homofobia e repressão, todos discutidos de forma a não acionar gatilhos, mas sem deixar de abordar nenhum tema.
O final difere do conto original e deixa algumas pontas soltas e perguntas não respondidas. O que talvez levasse o livro a ter uma boa continuação , se fosse bem construída.


Essa edição esteticamente segue o padrão impecável da darkside. O livro com bordas azuis, capa em alto relevo ficou simplesmente magnífico. O livro em si prende do começo ao fim, e eu imaginei cada pedacinho na minha cabeça ( como num filme) ah eu amo essa mágica dos livros ! 
Enfim , vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões! 
Minha nota pessoal sobre o livro no geral é: este livro me despertou sentimentos confusos. Eu fiquei decepcionada em algumas partes , principalmente como o a morte da mãe de Gaia. Não é um spoiler viu. Logo das primeiras páginas isso já é dito, porém o enredo cria tanta expectativa em torno disto que eu achei que ela pudesse estar viva. E não saber exatamente o que aconteceu no reino da pequena sereia me deixou curiossissima. Ler sobre uma visão feminista me fez ver o quanto as vezes nos subjulgamos a certas situações porque simplesmente foi nos ensinado que precisamos ser assim. É um ótimo livro, um conto de fadas para adultos ❤️

Comentários

  1. Infelizmente falta muito disso no ser humano, seria tão mais leve a vida se todos abrissem mão ao menos um pouco. De seus egos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lenda antiga

  Tem uma lenda bem antiga,  que diz que as melhores histórias  nunca serão contadas.     E os motivos podem ser os mais variados.   Talvez porque ninguém seria capaz de compreendê-las, ou só porque surgiram   no tempo e espaço errado.   Algumas histórias ficarão guardadas pra    sempre. Sem serem vividas, sentidas ou                    explicadas.   Ou talvez elas fiquem esperando o melhor  momento, a melhor hora,  mesmo que não seja agora.    Talvez hoje ou talvez daqui há mil vidas.  Quanta baboseira né? Mas você acredita?

É assim que acaba - Colleen Hoover

(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?  Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.   É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.  Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum mo...

Por você eu faria mil vezes

Livro: O caçador de Pipas Escritor: Khaled Hosseini Páginas: 350 Editora: Globolivros Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo. O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai. Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão. Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de camp...