🛑 Resenha literária 🛑
"A pequena sereia & o reino das ilusões"
Louise O'neill
Editora: Darkside
O livro:
"Gaia" esse nome foi lhe dado por sua mãe, mas a pequena sereia não teria autorização para ser chamada assim, pois é um nome proibido, que significa provinda da terra.
Muirgen, é assim que todos a chamam. Ela vive na mais alta nobreza dos oceanos, filha do rei dos mares, a pequena sereia, rodeada de riqueza teria uma vida perfeita, mas não em sua visão. A vida no fundo do mar não é nenhum conto de fadas. As sereias só precisam ser bonitas, não possuindo nenhuma outra função além dessa. É uma vida de opressão e silenciamento constante. Gaia sente que há muito mais no mundo para se ver e viver do que ser apenas uma bela sereia.
Vivendo sob restrições severas, a única vontade própria permitida as sereias é a subida à superfície quando elas completam quinze anos. Miurgen está prestes a realizar esse sonho. Ela é a sexta filha do rei dos mares, a mais bela dentre elas, portanto já está prometida a casamento a Zale, que a propósito, tem idade pra ser seu pai. E antes que seu maior pesadelo possa se realizar, ela quer conhecer a superfície e entender o que fez sua mãe se apaixonar tanto por algo que a levou a morte.
Quando por fim Miurgen conhece o lado de cima do mar, ela acaba avistando um garoto (Oliver) em um naufrágio e salvando-o. Essa atitude leva Miurgen a se apaixonar e pensar na sua própria felicidade. Assim, ela acaba arriscando sua vida e procurando a bruxa do mar para realizar sua vontade. Mas, até onde ela está disposta a ir por algo que ela acabou de conhecer?
A autora seguiu basicamente toda a estrutura do conto de Andersen, porém coloca reflexões que nunca foram feitas.
Existem tantas discussões e subtextos feitas neste livro que não dá pra elencar todas em um único post.
São discussões sobre racismo e misoginia, estupro e silenciamento, homofobia e repressão, todos discutidos de forma a não acionar gatilhos, mas sem deixar de abordar nenhum tema.
O final difere do conto original e deixa algumas pontas soltas e perguntas não respondidas. O que talvez levasse o livro a ter uma boa continuação , se fosse bem construída.
Essa edição esteticamente segue o padrão impecável da darkside. O livro com bordas azuis, capa em alto relevo ficou simplesmente magnífico. O livro em si prende do começo ao fim, e eu imaginei cada pedacinho na minha cabeça ( como num filme) ah eu amo essa mágica dos livros !
Enfim , vale a pena ler e tirar suas próprias conclusões!
Minha nota pessoal sobre o livro no geral é: este livro me despertou sentimentos confusos. Eu fiquei decepcionada em algumas partes , principalmente como o a morte da mãe de Gaia. Não é um spoiler viu. Logo das primeiras páginas isso já é dito, porém o enredo cria tanta expectativa em torno disto que eu achei que ela pudesse estar viva. E não saber exatamente o que aconteceu no reino da pequena sereia me deixou curiossissima. Ler sobre uma visão feminista me fez ver o quanto as vezes nos subjulgamos a certas situações porque simplesmente foi nos ensinado que precisamos ser assim. É um ótimo livro, um conto de fadas para adultos ❤️
Infelizmente falta muito disso no ser humano, seria tão mais leve a vida se todos abrissem mão ao menos um pouco. De seus egos.
ResponderExcluir