Resenha literária
Persuasão, Jane Austen
Persuasão foi publicado em 1817 e foi o último romance escrito pela consagrada autora inglesa Jane Austen. O livro conta a história de Anne Elliot, filha de um nobre falido, vaidoso e esnobe que se apaixona por Fredereck Wentworth, um jovem ambicioso oficial da marinha.
Apesar de seus sentimentos, Anne é persuadida a romper o seu recente noivado pois seu futuro marido ainda não havia acumulado uma considerável fortuna, sendo assim incapaz de proporcionar uma união vantajosa aos olhos de sua família.
O livro retrata a sociedade provinciana do século XVIII e envolve muito suspense e romantismo, tendo como cenário a localidade de Bath, onde a escritora viveu por muitos anos.
8 anos e meio depois do rompimento, Anne reencontra Fredereck, que agora está cortejando sua vizinha e amiga e aparentemente não a perdoou pelo abandono do passado.
O desfecho desta história demora pra acontecer, talvez porque ambos os personagens nutriram sentimos que os afastaram um do outro em muitas ocasiões. No passado: egoísmo, vaidade e no presente: orgulho e vingança.
Nota pessoal: Mesmo tratando de um romance com mais de 200 anos, Persuasão tem várias críticas que caberiam muito bem em tempos atuais visto que mesmo no dias de hoje ainda existam pessoas interesseiras, vaidosas e egoístas.
Acredito que a grande lição desta história seja refletir o preço que pagamos por colocarmos sentimentos mesquinhos e interesses na frente do amor, de nossos princípios e nossa própria felicidade.
Anne demorou 8 anos para encarar o erro que havia cometido e apesar de tardio, ainda houve tempo de corrigi-lo e ser finalmente feliz.
"Não posso mais ouvir em silêncio. Devo lhe falar com todos os meios que estão ao meu alcance. A senhorita dilacera meu coração. Estou dividido entre a agonia e a esperança. Não me diga que cheguei tarde demais, que estes tão preciosos sentimentos desapareceram para sempre. Ofereço-me mais uma vez como um coração ainda mais seu do que quando quase o partiu, há oito anos e meio. Não ouse dizer que um homem de esquece mais depressa que uma mulher que o amor dele morre mais cedo. Nunca amei ninguém além da senhorita."
Pag 224
Ficha técnica:
Persuasão
Autora: Jane Austen
Editora: Lafonte
Páginas: 239
Não conhecia esse livro dela, ótima história!
ResponderExcluir