Pular para o conteúdo principal

Persuasão, Jane Austen

Resenha literária
Persuasão, Jane Austen

Persuasão foi publicado em 1817 e foi o último romance escrito pela consagrada autora inglesa Jane Austen. O livro conta a história de Anne Elliot, filha de um nobre falido, vaidoso e esnobe que se apaixona por Fredereck Wentworth, um jovem ambicioso oficial da marinha. 
Apesar de seus sentimentos, Anne é persuadida a romper o seu recente noivado pois seu futuro marido ainda não havia acumulado uma considerável fortuna, sendo assim incapaz de proporcionar uma união vantajosa aos olhos de sua família.

O livro retrata a sociedade provinciana do século XVIII e envolve muito suspense e romantismo, tendo como cenário a localidade de Bath, onde a escritora viveu por muitos anos.
8 anos e meio depois do rompimento, Anne reencontra Fredereck, que agora está cortejando sua vizinha e amiga e aparentemente não a perdoou pelo abandono do passado. 

O desfecho desta história demora pra acontecer, talvez porque ambos os personagens nutriram sentimos que os afastaram um do outro em muitas ocasiões. No passado: egoísmo, vaidade e no presente: orgulho e vingança. 

Nota pessoal: Mesmo tratando de um romance com mais de 200 anos, Persuasão tem várias críticas que caberiam muito bem em tempos atuais visto que mesmo no dias de hoje ainda existam pessoas interesseiras, vaidosas e egoístas. 
Acredito que a grande lição desta história seja refletir o preço que pagamos por colocarmos sentimentos mesquinhos e interesses na frente do amor, de nossos princípios e nossa própria felicidade. 
Anne demorou 8 anos para encarar o erro que havia cometido e apesar de tardio, ainda houve tempo de corrigi-lo e ser finalmente feliz. 

"Não posso mais ouvir em silêncio. Devo lhe falar com todos os meios que estão ao meu alcance. A senhorita dilacera meu coração. Estou dividido entre a agonia e a esperança. Não me diga que cheguei tarde demais, que estes tão preciosos sentimentos desapareceram para sempre. Ofereço-me mais uma vez como um coração ainda mais seu do que quando quase o partiu, há oito anos e meio. Não ouse dizer que um homem de esquece mais depressa que uma mulher que o amor dele morre mais cedo. Nunca amei ninguém além da senhorita."
Pag 224


Ficha técnica:
Persuasão
Autora: Jane Austen
Editora: Lafonte
Páginas: 239

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lenda antiga

  Tem uma lenda bem antiga,  que diz que as melhores histórias  nunca serão contadas.     E os motivos podem ser os mais variados.   Talvez porque ninguém seria capaz de compreendê-las, ou só porque surgiram   no tempo e espaço errado.   Algumas histórias ficarão guardadas pra    sempre. Sem serem vividas, sentidas ou                    explicadas.   Ou talvez elas fiquem esperando o melhor  momento, a melhor hora,  mesmo que não seja agora.    Talvez hoje ou talvez daqui há mil vidas.  Quanta baboseira né? Mas você acredita?

É assim que acaba - Colleen Hoover

(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?  Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.   É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.  Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum mo...

Por você eu faria mil vezes

Livro: O caçador de Pipas Escritor: Khaled Hosseini Páginas: 350 Editora: Globolivros Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo. O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai. Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão. Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de camp...