Pular para o conteúdo principal

20 curiosidades sobre livros

20 CURIOSIDADES SOBRE LIVROS


1)A Índia é o país que mais lê no mundo, registrando uma média de 10 horas semanais para cada leitor.

2) O primeiro livro feito em uma máquina de escrever é do autor Mark Twain, o “Adventures of Tom Sawyer”.

3) Já o primeiro livro registrado como “bestseller” foi o “Fools of Nature”, da escritora Alice Brown.

4) O recorde de pessoas que conseguiram equilibrar um maior número de livros na própria cabeça, ao mesmo tempo e em um mesmo lugar, foi 998 indivíduos, em Sydney, na Austrália, em 2012.

5) O livro mais caro do mundo, hoje, custa 153 milhões de euros, com apenas 13 páginas de conteúdo.

6) “Bibliosmia” é o nome dado ao prazer em que as pessoas sentem ao cheirar livros antigos.

7) A frase mais longa impressa em um livro vem da obra “Os Miseráveis”, de Victor Hugo, com 823 palavras.

8) Os três livros mais lidos no mundo são: a Bíblia, “O Livro Vermelho”, de Mao Tsé-Tung, e “Harry Potter”.

9) Ler pode ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer.

10) Um estudo mostra que crianças e adolescente entre 10 e 16 anos que leem por prazer vão melhor na escola.

11) Segundo a UNESCO, Agatha Christie é considerada a escritora mais traduzida mundialmente.

12) Paulo Coelho é o autor brasileiro que mais vendeu livros no mundo. Cerca de 70 milhões de exemplares.

13) J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, escreveu todos os livros da saga à mão.

14) “Alice no País das Maravilhas” chegou a ser proibido de ser vendido na China por ter como personagens “animais que falavam”.

15) Franz Kafka não queria que seus livros “O Castelo”, “O Processo” e “Amerika” fossem lançados. Antes de morrer, ele havia pedido que seu amigo queimasse os manuscritos. (Ainda bem que isso não aconteceu!)

16) O cheiro dos livros agrada a tanta gente porque...   o papel dos livros é feito com polpa de madeira e possui uma grande quantidade de substâncias orgânicas. Quando estas reagem à luz, ao calor e à umidade, libertam compostos orgânicos voláteis, que se traduzem num aroma a baunilha, a amêndoa ou flores, evocando memórias positivas.

17) Nos livros de Sherlock Holmes, o protagonista nunca chega a dizer a célebre frase "Elementar, meu caro Watson".

18) Todo o lucro de vendas do livro Peter Pan, de J. M. Barrie, reverteu a favor do Great Ormond Street Hospital for the Sick Children, em Londres.

19) Se a Wikipedia fosse um livro, teria 1133500 páginas, o equivalente a 2267 volumes. Infelizmente, a edição tornar-se-ia desatualizada mal fosse impressa.

20) A biblioterapia, desenvolvida com base numa investigação do psiquiatra Neil Frude, em 2003, concluiu que os livros têm potencial para se assumir como substitutos dos anti-depressivos.  Esta conclusão vai a par e passo com uma das citações de Nilza Rezende que adoramos: "Talvez a missão da literatura seja a mesma da psicanálise: salvar-nos dos nossos monstros".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lenda antiga

  Tem uma lenda bem antiga,  que diz que as melhores histórias  nunca serão contadas.     E os motivos podem ser os mais variados.   Talvez porque ninguém seria capaz de compreendê-las, ou só porque surgiram   no tempo e espaço errado.   Algumas histórias ficarão guardadas pra    sempre. Sem serem vividas, sentidas ou                    explicadas.   Ou talvez elas fiquem esperando o melhor  momento, a melhor hora,  mesmo que não seja agora.    Talvez hoje ou talvez daqui há mil vidas.  Quanta baboseira né? Mas você acredita?

É assim que acaba - Colleen Hoover

(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?  Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.   É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.  Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum mo...

Por você eu faria mil vezes

Livro: O caçador de Pipas Escritor: Khaled Hosseini Páginas: 350 Editora: Globolivros Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo. O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai. Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão. Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de camp...