Pular para o conteúdo principal

Resenha Literária

                “Somos Infinitos”
Em as Vantagens de ser Invisível conhecemos Charlie, um adolescente de 15 anos, que começa uma nova fase em sua vida, explorando e vivenciando todos os conflitos de sua adolescência. Ele terá muitos desafios a enfrentar, o recente suicídio de seu melhor amigo, as dificuldades escolares, seu primeiro amor, e suas próprias questões existenciais.
Quando Charlie conhece Sam e Patrick, dois irmãos que são típicos adolescentes, sua rotina muda completamente. Ele aprende sobre as amizades, sobre como conviver com pessoas diferentes dele. Charlie começa a passar por um processo de mudança incrível, nos levando juntamente com ele e nos fazendo sentir infinitos.
Tudo o que conhecemos sobre Charlie, é aquilo que ele nos conta. O livro contado através de cartas que Charlie compartilha com um amigo misterioso. As Vantagens de ser invisível é o tipo de livro que nos faz pensar sobre tudo, sobre o cotidiano, sobre a vida e sobre quem você é. Charlie, tem qualidades excepcionais, que talvez pra sua idade, o tornam um pouco deslocado. Charlie é doce, gentil e altruísta. Se mantem fiel aos seus amigos, e como a maioria dos adolescentes, comete alguns erros tentando encontrar seu lugar no mundo.
Em alguns momentos ele bebe, fuma e fala palavrões. Algumas de suas atitudes justificadas pelo tipo de vida e pelo tipo de pessoa que ele é. Sua vida foi marcada por muitos traumas, como a morte de uma tia a quem era muito próximo.
O livro “carta”, endereçada a seu amigo especial, conta detalhadamente seu dia-adia, seus sentimentos e tudo o que ele compartilha com sua família e amigos. É desse modo que nos aproximamos de Charlie e conhecemos quem ele é realmente. Apesar de sentir que pertence mais ao mundo quando passa a conviver com Sam e Patrick e “do mundo deles”, Charlie ainda sente que é apenas um espectador, e sente uma necessidade cada vez maior de atuar em sua própria vida. Entretanto, o livro deixou muitas lacunas a serem preenchidas. O autor resumiu toda a complexidade de Charlie a um só fato, que apesar de forte não deveria resumir toda sua vida. Algumas duvidas não foram esclarecidas, como por exemplo, se Charlie sofria ou não algum tipo de distúrbio, o que parece obvio no decorrer do livro, pois Charlie tinha algumas crises e comportamentos anormais.
O autor, Stephen Chbosky, aborda temas polêmicos- homossexualismo, gravidez na adolescência, violência doméstica, drogas e bebidas.  A abordagem singular é um diferencial, e talvez, por isso, não seja uma obra que todos consigam gostar ou compreender, já que conta com pontos profundos e até um tanto poéticos.
A simplicidade do livro esconde uma história muito complexa, em que você precisa extrair as lições e pensamentos. Não se deixe enganar por essa modestidade, pois isso torna a história única, inesquecível. Infinita.
Quotes:
“A gente aceita o amor que acha que merece.”
“Eu sei que tem pessoas que dizem que essas coisas não acontecem, e que isso serão apenas histórias algum dia. Mas agora nós estamos vivos. E nesse momento, eu juro, nós somos infinitos. “
“Então essa é minha vida. E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim. “

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lenda antiga

  Tem uma lenda bem antiga,  que diz que as melhores histórias  nunca serão contadas.     E os motivos podem ser os mais variados.   Talvez porque ninguém seria capaz de compreendê-las, ou só porque surgiram   no tempo e espaço errado.   Algumas histórias ficarão guardadas pra    sempre. Sem serem vividas, sentidas ou                    explicadas.   Ou talvez elas fiquem esperando o melhor  momento, a melhor hora,  mesmo que não seja agora.    Talvez hoje ou talvez daqui há mil vidas.  Quanta baboseira né? Mas você acredita?

É assim que acaba - Colleen Hoover

(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?  Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.   É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.  Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum mo...

Por você eu faria mil vezes

Livro: O caçador de Pipas Escritor: Khaled Hosseini Páginas: 350 Editora: Globolivros Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo. O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai. Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão. Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de camp...