Pular para o conteúdo principal


 "Você pode fazer o que quiser se for otimista."


Recém-lançado no Brasil  “O lado Bom da Vida” foi escrito por Mattew Quick, um ex professor de historia que abandonou a carreira  para escrever seu primeiro livro. Nele acompanhamos uma espécie de diário, narrado por Pat Peoples, um cara de 30 anos que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. 
Com um texto bastante fluido e dinâmico, Quick consegue prender a atenção de capítulo em capítulo mostrando, em pequenas doses, um pouco mais do passado de Pat enquanto acrescenta outros personagens na história.
Alguns fatores descritos no decorrer da historia  poderiam muito bem ser a base de um profundo drama que investiga males ligados à depressão, síndromes, obsessões compulsivas, entre outros problemas psicológicos. No entanto, Matthew Quick resolveu usar a negatividade como combustível para a comédia em seu livro.
 Pat quase não se lembra de sua vida antes do "lugar ruim" e nem do motivo pelo qual foi internado. Aos poucos vai retornando sua memória enquanto faz de tudo para reconquistar sua ex-esposa Nikki.
 O livro deixa claro que Pat tem um relacionamento conturbado com seu pai, que mal lhe dirige a palavra quando estão juntos. Pat é um personagem complexo, ingênuo, cheio de altos e baixos e um coração enorme.  Os demais personagens foram bem construídos, destacando Tiffany, uma garota problemática com quem Pat constrói uma estranha amizade.
 O livro traz um enredo simples, mas essa simplicidade que o torna cativante. 
 O amor e ajuda de sua mãe, de Tiffany e seus amigos, ajudam Pat a superar seus problemas. Ele vence seus medos e se torna o homem que almejava ser. Tentando ser melhor pra Nikki, ele acaba se tornando o melhor pra si mesmo. 
 Encontrar o lado bom da vida é uma qualidade rara nas pessoas e Pat tem essa qualidade. Ele vê a "luz no final no túnel" e faz o otimismo ser o lema de sua vida. 

Quotes: Estou praticando ser gentil em vez de ter razão!
O mundo encontrará várias e várias maneiras de te machucar, mas você vai encontrar uma pessoa que te traga tanta felicidade e que te ame tanto que as feridas do mundo não vão mais te atingir, porque ela te protege, ela te ama, e acima de tudo você ama ela.
Você precisa saber que são suas ações que fazem de você uma boa pessoa, não sua vontade.

“O mundo quebrará seu coração de dez maneiras diferentes, isso é uma certeza.”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lenda antiga

  Tem uma lenda bem antiga,  que diz que as melhores histórias  nunca serão contadas.     E os motivos podem ser os mais variados.   Talvez porque ninguém seria capaz de compreendê-las, ou só porque surgiram   no tempo e espaço errado.   Algumas histórias ficarão guardadas pra    sempre. Sem serem vividas, sentidas ou                    explicadas.   Ou talvez elas fiquem esperando o melhor  momento, a melhor hora,  mesmo que não seja agora.    Talvez hoje ou talvez daqui há mil vidas.  Quanta baboseira né? Mas você acredita?

É assim que acaba - Colleen Hoover

(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?  Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.   É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.  Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum mo...

Por você eu faria mil vezes

Livro: O caçador de Pipas Escritor: Khaled Hosseini Páginas: 350 Editora: Globolivros Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo. O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai. Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão. Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de camp...