Livro: O menino de pijama listrado
John boyne, 186 paginas
“O menino do Pijama Listrado” fala sobre um momento histórico muito importante e difícil para o mundo todo, a Segunda Guerra Mundial, e mesmo diante desse cenário tão cruel e de tanto sofrimento, um belo e nobre sentimento surgiu entre duas crianças; a amizade, mostrando que o mundo precisa ter muito mais dessa inocência.
Bruno é um garotinho de apenas nove anos que vive muito feliz com sua família em Berlim. Ali ele tem muitos amigos, vários lugares para brincar, sua casa é bem ampla e alegre. Seus melhores amigos eram Karl, Martin e Daniel.
Por conta do trabalho de seu pai, Bruno se viu obrigado a mudar-se com sua família para uma região desolada, abandonando sua casa espaçosa e seus amigos. Ele não sabe nada sobre o Holocausto , ou a solução final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa e muito menos que sua família está envolvida no conflito.
Em seu novo lar, Bruno se sente solitario, mas muito curioso sobre o novo lugar em que está vivendo. Da janela de seu quarto é possível ver uma cerca e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam curioso e muito espantado.
Em uma de suas andanças pela região Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que por coincidência nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino de pijama listrado é uma fábula sobre a amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.
Apesar de já existirem inúmeros relatos sobre o cotidiano da guerra, essa narrativa se diferencia especialmente das outras justamente porque descreve as atrocidades do homem a partir dos olhos inocentes de uma criança.
O livro simultaneamente nos faz ter fé e descrença nos homens.
Uma leitura para ler com o lenço na mão e o coração aberto.
Comentários
Postar um comentário