Pular para o conteúdo principal

Resenha " O menino de pijama listrado"

Livro: O menino de pijama listrado
John boyne, 186 paginas

“O menino do Pijama Listrado” fala sobre um momento histórico muito importante e difícil para o mundo todo, a Segunda Guerra Mundial, e mesmo diante desse cenário tão cruel e de tanto sofrimento, um belo e nobre sentimento surgiu entre duas crianças; a amizade, mostrando que o mundo precisa ter muito mais dessa inocência.

Bruno é um garotinho de apenas nove anos que vive muito feliz com sua família em Berlim. Ali ele tem muitos amigos, vários lugares para brincar, sua casa é bem ampla e alegre. Seus melhores amigos eram Karl, Martin e Daniel. 

Por conta do trabalho de seu pai, Bruno se viu obrigado a mudar-se com sua família para uma região desolada, abandonando sua casa espaçosa e seus amigos. Ele não sabe nada sobre o Holocausto , ou a solução final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa e muito menos que sua família está envolvida no conflito. 

Em seu novo lar, Bruno se sente solitario, mas muito curioso sobre o novo lugar em que está vivendo. Da janela de seu quarto é possível ver uma cerca e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam curioso e muito espantado.

Em uma de suas andanças pela região Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que por coincidência nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino de pijama listrado é uma fábula sobre a amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.

Apesar de já existirem inúmeros relatos sobre o cotidiano da guerra, essa narrativa se diferencia especialmente das outras justamente porque descreve as atrocidades do homem a partir dos olhos inocentes de uma criança.

O livro  simultaneamente nos faz ter fé e descrença nos homens.
Uma leitura para ler com o lenço na mão e o coração aberto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma lenda antiga

  Tem uma lenda bem antiga,  que diz que as melhores histórias  nunca serão contadas.     E os motivos podem ser os mais variados.   Talvez porque ninguém seria capaz de compreendê-las, ou só porque surgiram   no tempo e espaço errado.   Algumas histórias ficarão guardadas pra    sempre. Sem serem vividas, sentidas ou                    explicadas.   Ou talvez elas fiquem esperando o melhor  momento, a melhor hora,  mesmo que não seja agora.    Talvez hoje ou talvez daqui há mil vidas.  Quanta baboseira né? Mas você acredita?

É assim que acaba - Colleen Hoover

(...)Acho triste saber que esses são os primeiros pensamentos que passam pela cabeça de uma pessoa quando alguém sofre violência. Não deveríamos sentir um desgosto maior pelos agressores do que pelas pessoas que continuam amando ?  Ler esse livro até o final foi custoso pra mim. Talvez porque eu tivesse medo do "É assim que acaba" que leria nas páginas finais. Porém devo dizer que esse livro me tocou tão profundamente que fazer uma resenha técnica e apresentar somente o resumo do que li seria impossível pra mim.   É assim que acaba conta a história de Lily, uma jovem que nasceu no Maine e teve sua vida marcada pela violência doméstica, vendo seu pai agredir sua mãe sucessivas vezes e esse trauma lhe causaram cicatrizes irremediáveis. Também é uma história de amor tão linda e arrebatadora que atravessa o tempo. Talvez duas histórias, dependendo do seu ponto de vista.  Eu acredito que todas as mulheres deveriam ler este livro porque infelizmente em algum mo...

Por você eu faria mil vezes

Livro: O caçador de Pipas Escritor: Khaled Hosseini Páginas: 350 Editora: Globolivros Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo. O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai. Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão. Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de camp...