Livro: O caçador de Pipas
Escritor: Khaled Hosseini
Páginas: 350
Editora: Globolivros
Publicado em mais de 70 países, O caçador de Pipas é o primeiro romance de Hosseini. A história começa de modo cativante e curioso, devido a sua escrita fluida e simples que nao peca na falta de detalhes ou no excesso delas, introduzindo apenas o essencial a constituição do enredo.
O livro é narrado por Amir, um garoto rico de Cabul que busca sempre a aprovação de seu pai, mas acaba atormentado pela culpa de ter traído seu criado e melhor amigo Hassan, filho de Ali, também empregado de seu pai.
Tudo acontece na época de 1970 e tem como cenário uma série de acontecimentos políticos tumultuosos, que começa com a queda da monarquia no Afeganistão.
Amir e Hassan passam quase toda a infância juntos, assistindo a filmes de caubóis americanos, lendo histórias antigas e participando de campeonatos de pipas. É justamente durante um campeonato de pipas no inverno de 1975 que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele nao encherga sua redenção. Após desperdiçar sua última chance, Amir vai com seu pai para os Estados Unidos fugindo da União Soviética, mas 20 anos depois Hassan e a pipa Azul o fazem voltar para Cabul, para acertar as contas com o passado.
Uma história incrivelmente heróica de um jeito trágico com um desfecho um tanto surpreendente e inesperado. Um livro cheio de lições de bondade, coragem, heroísmo e perdão.
Quotes
Hassan não sabia nem ler um livro da primeira série mas conseguia me ler muito bem. Era um pouco inquietante, mas ao mesmo tempo confortável ter alguém que sempre sabia o que eu precisava.
Pode ser injusto Amir, mas as vezes o que acontece em poucos dias, as vezes num único dia, pode mudar o curso de toda uma vida.
Sempre dói mais quando se tem uma coisa e se perde do que nunca ter tido desde o começo.
Mas descobri que nao é verdade o que dizem a respeito do passado, essa história de que podemos enterrá-lo. Porque de um jeito ou de outro, ele consegue escapar.
Comentários
Postar um comentário