Destino Tramado
Um Capricho dos Deuses é um livro com certo mistério de romance policial. Originalmente publicado em 1987, Sidney Sheldon trás nessa aventura política, fatos históricos, suspense, e romance.
A protagonista Mary Ashley é uma cientista política especializada em Leste Europeu que leciona em uma faculdade do Kansas. Mary escreveu alguns artigos e um livro sobre o tema, o que desperta o interesse do mais novo presidente dos Estados Unidos, que acaba convidando Mary para ser embaixadora da Romênia, país em que seu avô nasceu, e que também é perita nos problemas políticos e econômicos. No primeiro instante, apesar de ficar muito surpresa e lisonjeada pelo convite do presidente, Mary acaba recusando, pois sua vida e sua família no Kansas são muito mais importantes para abandonar tudo numa missão da qual não se sentia digna e nem apta á cumprir. Seu casamento, apesar das dificuldades, é perfeito, ela ama seu marido e seus filhos mais do que tudo. Porém um conveniente acidente de seu marido acaba fazendo Mary repensar sobre assunto, com a morte de seu marido, ela sente que precisa recomeçar sua vida e de seus filhos, mesmo estando no pior momento de sua vida Mary aceita o posto de embaixadora da Romênia.
Nem todos concordavam com o novo sistema político que presidente criou, e muito menos concordaram com a indicação de Mary para um cargo de extrema importância. A maioria duvidava de sua capacidade e não acreditavam que uma simples professora do interior poderia servir em um território tão hostil. Ser mulher dificultou ainda mais as coisas, pois a Romênia é um pai muito machista. Logo a historia é sobre uma mulher batalhadora que deseja ser bem sucedida, enquanto muitos outros querem que ela fracasse e mais do que isto, atentam quanto a sua vida e de seus filhos.
Mary Ashley é uma mulher que erra, acerta e persiste. Não sabendo em quem confiar ela se sente solitária, e vigiada o tempo todo. Dois outros personagens têm papel preponderante em sua vida, dois homens com quem se envolve mais somente um este disposto a ajudá-la. Apesar das dificuldades e das constantes conspirações políticas Mary não desiste, ela quer provar que realmente é boa no que faz.
Ela faz o que pode para proteger seus filhos, luta para combater a injustiças de um presidente déspota, e representar o melhor possível o Estados Unidos fortalecendo os laços políticos dois países e ao mesmo tempo surpreendendo a todos que “torceram o nariz” á sua indicação.
Com um desfecho inusitado o livro faz o leitor refletir em até que ponto a sua vida é determinada pelo governo e outras autoridades.
QUOTES: "Somos criados para esperar um final feliz, pensou Mary. Mas não existe nenhum final feliz. Há apenas a morte à nossa espera. Encontramos o amor e a felicidade que de repente nos são arrebatados sem qualquer motivo."
“Edward era meu guarda-chuva, quando começou a chover e ele não estava lá pra me proteger, quase me afoguei.”
Comentários
Postar um comentário